TRAIL RUN?

CORRIDAS

PERSEGUINDO OS HORIZONTES!

Uma das sensações mais recorrentes que "tenho" quando olho para o horizonte de veredas e buritis da Chapada dos Veadeiros é: "que vontade de sair correndo até onde os olhos podem alcançar!"

Se você tentar verá que a tarefa não é tão fácil, porém se tentarmos com um pouco mais de afinco e dedicação veremos que caminhos  são sempre possíveis, e que se deslocar leve e rápido pelas trilhas é algo que pode requerer um pouco mais de treino. Contudo a satisfação virá com certeza


 

-----------------------------------------

CONVITE

Esta seção abre o convite para todos os corredores que desejam vir à Chapada e realizar qualquer trilha no "trote".  Escolha trilhas já existentes ou roteiros maiores com pernoite, travessias: todas elas podem ser arquitetadas se você conhece bem o seu corpo e entra pela natureza com humildade de respeito.

Ou se  você é corredor e deseja apenas companhia para seus treinos enquanto a sua família se diverte na pousada, entre em contato e grite por ajuda que podemos te indicar roteiros nos perímetros urbanos! Acompanhados ou não.

Se você é corredor profissional, entre em contato também! Para nos passar alguns treino! (lol)


 

PREÇOS?

Esta seção ainda permanece sem preços em alguns roteiros simplesmente por representar nosso ideal  maior de liberdade. E sob os títulos de liberdade não deveriam existir rótulos e nem cifras! Certo ?

Somos todos corredores por escolha e  profissionais por necessidade, na maioria das vezes.

Para combinar valores é melhor entramos em contato diretamente e conversarmos sobre o que mais se adapta aos nossos sonhos e anseios!

O mais importante é que embarquemos juntos nessa jornada, quando a hora chegar e que os horizontes possam despir todas as nossas preocupações neste momento de infinito que é o "correr" na Chapada dos Veadeiros

---------------------------------------

 

OPÇÕES DE ROTEIROS

1.RUN NOS ATRATIVOS

Escolha correr em quaisquer atrativos tradicionais da Chapada dos Veadeiros que você gostar. Entre em contato para saber mais detalhes do trajeto, distancias, altimetria, etc:


Sugestões:




      CAVALCANTE:
 

  • CACHOEIRAS DO PRATA + SUBIDA MORRO DO CHAPÉU (aprox. 17 KM)
     

  • CIRCUITO KALUNGA ENGENHO II (ST. BÁRBARA) (aprox 23 km)
     

  • PARQUE NACIONAL (aprox 20 km)
     

  • CACHOEIRAS VEREDAS (entre 15 km a 20 km)
     

  • CIRCUITOS PRÓXIMOS A CAVALCANTE(até 15 km)
     

  • PONTE DE PEDRA (aprox 14 km)


    ALTO PARAÍSO E SÃO JORGE

     

  • PARQUE NACIONAL + MIRANTE DA JANELA (aprox. 20 km ou mais)
     

  • SERTÃO ZEN (aprox. 18 km)
     

  • TRILHA DAS SETE QUEDAS (aprox 24 km)

2. Roteiros Especiais

2.1 BIG LOOP 4 NOITES - ON THE RUN

ROTEIRO MESCLADO 4 DIAS - ON THE RUN - BIG LOOP
 

​ O roteiro  "BIG LOOP" combina os passeios mais tradicionais da chapada em 4 dias, porém fazemos uma ligação de 1 ou mais atrativos em um dia só, acampando no meio do caminho para ganhar tempo. O percurso todo é feito no ritmo "RUN", no trote onde claro é possível fazê-lo.

A ideia desse roteiro surgiu para celebrar a liberdade. Incialmente era "nosso" presente para os amigos corredores que vinham para a chapada e nos pediam para levá-los para os passeios. E aí então decidimos extender para todos.

Como já conhecemos as trilhas muito bem podemos nos divertir correndo nelas, sem grandes planejamentos de rota. No meio do caminho acampamos para poder ligar um atrativo ao outro sem precisar retornar à cidade  e ganhar tempo. Desfrutamos da noite,  do luar e no dia seguinte celebramos com mais corridas e trilhas. E podendo se locomover rápido conseguimos acessar mais de cada lugar, aproveitando tanto o caminho quanto as cachoeiras.

Apesar de não serem trajetos extremamente técnicos, a junção de tantos dias correndo e trilhando pode se tornar bem cansativa no final. E as distâncias podem ser aumentadas ou disminuidas de acordo com a disposição.

As noites de Camping também são opcionais ou não. Assim como mudanças no roteiro, nos atrativos ou sequência de cada um deles é totalmente possível.


DESCRIÇÃO:
(entre em contato para informações mais detalhadas)

DIA1: Complexo kalunga inteiro (aprox 23 km ou menos se desejar) + Pernoite CAMPING próximo às cachoeiras do PRATA, em Cavalcante

DIA 2: Roteiro completo Cachoeiras do Prata + Opcional subida Morro do Chapéu 
(pernoite em Cavalcante opcional camping ou pousada)

(JANELA OPCIONAL DE DESCANSO)
 

DIA 3: CACHOEIRA DO SEGREDO pela manhã + Mirante da Janela final de tarde
(pernoite em São Jorge em camping ou pousada)

DIA 4 : Travessia do Parque Nacional Sete Quedas. aprox.24 km. ou corrida pelos atrativos do parque nacional ( opções de 10, 14 ou 20 km)
(pernoite em São Jorge ou Alto Paraíso)



 

GALERIA FOTOS BIG LOOP

2.2 TRAVESSIA PARQUE - 7 QUEDAS

Localizada no distrito de São Jorge, a entrada turística do PNCV (Parque Naciona da Chapada dos Veadeiros) reserva algumas opções de trilhas para os visitantes. Entre elas está a ja "conhecidinha" Travessia das Sete Quedas. 

Este percurso de 24 km com pouca elevação pode ser feito com pernoite ou, para os que desejam, em "uma tacada só".  

Em ritmo de trote é possível correr e desfrutar do passeio finalizando-o com 2h30 para cima. A depender da nossa assiduidade. Se escolhermos pernoitar, o faremos no km 17, cuja área é reservada para camping e onde dormimos ao som da quedas do Rio Preto, em um local de paisagem transcendental e serena. 

No entanto, para  a opção de pernoite teremos que correr mais devagar, carregando mochilas minimalistas que contenham o essencial para comer a noite e para o café da manhã do dia seguinte. Barracas Ultralight são bem vindas!!
 

 

VARIAÇÕES DO ROTEIRO:

Entre algumas variações do roteiro que incluam o Parque Nacional estas as opções:

  • Fazer os outros trajetos dentro do parque no TROTE, emendando as trilhas Saltos e Carioquinhas

  • Emendar qualquer uma dessas opções com a visita ao famoso Mirante da Janela no final da tarde


 

GALERIA DE FOTOS DO PERCURSO

Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Show More

2.3  TRANS CAVALCANTE - ILHA DO BAÚ, SÃO FÉLIX

A OUSADIA TEM SEU PREÇO

Este é um roteiro completamente diferente de qualquer passeio turístico. Na verdade, ele é nada turístico. Mas antes uma jornada cheia de percalços.

Se você está bem treinando, e se sente bem em condições extremas de terreno, mato, Sol e travessia, pode se interessar por essa rota. 

Não somente  por conta das distâncias mas principalmente por conta do terreno, este trajeto exige bastante de cada um. E é indicado EXCLUSIVAMENTE para pessoas que já tenham participado de expedições semelhantes

TÉCNICA E PLANEJAMENTO E PROPOSTA

No ano de 2015 John StringBean, um hiker e corredor americano bateu o recorde de menor tempo para finalização da Apalachian Trail, na costa lese dos EUA. A trilha tem aproximadamente 3 mil km e geralmente é feita em 4 a 6 meses por caminhantes. Em 45 dias,  John finalizou o trajeto percorrendo uma média de 70 km a 80 km por dia, correndo, andando e carregando todo o seu equipamento.

Desde então, o mundo dos "tru hikers" percebeu que andar rapido e leve nem sempre é uma má opção, quando você pode ser minimalista.

Este roteiro é inspirado na arte de Tru Hike (atravessar) carregando equipamento mínimo, o que nos permite pequenos trotes mesmo com mochilas leves e uma trilha mais prazerosa e livre.

NA TRILHA:
 

  • Levaremos equipamentos mínimos de corrida

  • Os pernoites serão feitos em casas de moradores conhecidos e amigos da chapada que moram  em suas fazendas

  • Haverá momentos de correr pelas veredas, momentos de subir morros, momentos de andar e momentos de cerrado fechado e truncado. De tudo um pouco. Não se trata de uma corrida, portanto, mas de se deslocar leve e o mais ráido possível, incluindo pequenas corridas e trechos de caminhada

DESCRIÇÃO: 

(entre em contato para solicitar infos mais técnicas sobre o passeio)

DIA 1:   saída de Cavalcante até fazenda esotérica REDE NAVE. Aprox.17 km de muito desnível e terreno técnico

(pernoite na propriedade com vista deslumbrante)


DIA 2: saída de REDE NAVE até fazendo TERRA MAINÁ, onde hortaliças são produzidas para as comunidades agrícolas. Aproximadamente 25 km de muito desnível e terreno técnico e veredas deslumbrantes.
(pernoite na propriedade do André)


DIA 3: saída em direção a São Domingos e Ilha do Baú (ver site). Aprox 20 km. Com desnível.
(pernoite na Ilha do Baú, nas cabanas de palha do guia Irany)

DIA 4: Corrida curta até a cachoeira São Felix e Boa Brisa, para depois voltar  à Cabana e finalizar o roteiro. Aprox. 14 km de paisagens deslumbrantes.  Almoço na Casa de moradores e jantar na Cabana da Ilha do Baú.
(pernoite na cabana)


ESTRUTURA E PREÇOS: 

 

Este roteiro implicará em preços mais altos por conta da necessidade de providenciar o resgate ao final da jornada, de contribuir para o pernoite na casa de cada colaborador e por necessitar providenciar a alimentação no dias todos.

SOMENTE poderá ser feito mediante prévia combinação para tempo de planejamento e em tempo seco


EQUIPAMENTO E MOCHILAS: 

 

A ideia é carregar apenas o equipamento para corrida nos dias e os snacks para os almoços nas trilhas. Já que poderemos jantar nos pernoites e tomar café. A comida é modesta, sem grandes luxos e a ideia é sacrificar ao máximo o conforto para ganhar em termos de liberdade.

Cobertores e colchões serão providenciado nos pernoites. Não sendo necessário levar equipamento de camping.


VISÃO GERAL:

Este é um roteiro agressivo, porém viável depois que voce se acostuma com os tipos de dificuldade do terreno.

É indicado apenas para pessoas que já tenham feito extensas caminhadas, seguras de sua capacidade e endurance no sol. Ao mesmo tempo é um roteiro que não conta com luxos de hospedagens. Nessa jornada seremos dois pássaros livres passando por morros e vistando amigos que moram em locais paradisíacos. De forma que o trajeto duro, às vezes, é brindado com as boas companhias à noite e com paisagens transcendentais.

É um roteio para nos livramos de nossos egos, de nossas marcas, de nossos planos e mergulhar na ideia de travessia, de sertão.
 

É um roteiro para pessoas especiais que se prepararam especialmente para enfrentarem esse desgaste e ao mesmo tempo extraírem satisfação na beleza do caminho.

Ao mesmo tempo é um roteiro que celebra uma outra maneira de "trilhar", carregando pouco e se expondo mais. Se livrando um pouco das mochilas super pesadas e podendo andar mais livremente com equipamentos mínimos.

Entre em contato para cotar preços e para saber mais informações técnicas sobre o passeio.

 

 

GALERIA DO ROTEIRO:





 

2.4  CORRIDAS NOTURNAS

SERENATA AO LUAR

Uma das sensações mais incríveis que conheço e da qual nos esquecemos é a de caminhar na noite, sob luares ou não.
 

Esta seção é dedicada às Corrias Noturnas na Chapada dos Veadeiros, em roteiros mais próximos à cidade, passando por pontos que nunca imaginaríamos passar à noite.

No cerrado, a noite traz consigo não somente noites de luar, mas também o frescor do silêncio, trilhas calmas, águas de rios que cantam. Um universo inteiro se mostra nos arredores. E de repente você descobre um mundo totalmente diferente debaixo das cortinas da noite.

 



EQUIPAMENTOS FORNECIDOS:
 

  • Running Head Lamp

  • Incentivo

  • Você nem sequer precisará de boné ou chapéu

ROTEIROS APENAS EM CAVALCANTE:

Uma das vantagens da pequena e pacata cidade de Cavalcante é que a natureza bate à porta. A apenas alguns km das nossas ruas asfaltadas já é possível praticamente estar dentro de trechos extremamente naturais, acessar morros, serras e até mesmo cachoeiras.


A corridas noturnas são médias, mas podem ir até 20 km

Entre em contato para saber mais acerca de roteiros;

0